Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Oito corredores e diferentes objetivos no Europeu de BTT
Equipa Portugal
A Equipa Portugal compete no Campeonato da Europa de BTT, em Brno, República Checa, entre quinta-feira e domingo. Estão oito corredores convocados e as expectativas passam por bons resultados absolutos com as femininas e pela conquista de pontos para o apuramento olímpico entre a elite masculina.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou dois corredores de elite, David Rosa (Massi) e Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), os sub-23 João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar), Rafael Rita (BTT Loulé/Elevis), Marta Branco (Maiatos) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), e os juniores Ana Santos e Tiago Sousa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde).

A participação inicia-se já nesta quinta-feira com a estafeta mista – “team relay” – na qual a formação portuguesa tem, desta vez, maiores aspirações. “No passado a componente feminina penalizava-nos um pouco nesta disciplina, mas, neste ano, temos duas corredoras com resultados internacionais importantes em 2019 – Ana Santos e Raquel Queirós –, que nos poderão ajudar a ter um bom desempenho coletivo”, antecipa Pedro Vigário.

É, aliás, dessas duas corredoras que se esperam os resultados individuais absolutos de maior monta na República Checa na disciplina-rainha, o cross country olímpico (XCO). “Ao longo da época, a Ana Santos e a Raquel Queirós têm dado boa conta de si, quando chamadas a compromissos internacionais. Temos a expectativa de que consigam desempenhos de referência neste Campeonato da Europa”, frisa o selecionador nacional.

Num outro patamar, a Equipa Portugal sabe que o Campeonato da Europa é também importante na luta pela qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. É essa a missão dos dois corredores de elite, David Rosa e Mário Costa. “O foco principal é a soma de pontos para o ranking de apuramento. Vai ser com essa tarefa que o David Rosa e o Mário Costa vão competir, tentando os melhores lugares possíveis para somarem o máximo de pontos que conseguirem”, explica Pedro Vigário.

Calendário de Participações Portuguesas
Quinta-feira, 25 de julho
16h00: Team Relay: Ana Santos, Raquel Queirós, João Rocha, Mário Costa e Tiago Sousa

Sábado, 27 de julho
9h00: XCO Juniores Femininas: Ana Santos
11h00: XCO Juniores Masculinos: Tiago Sousa
14h00: XCO Sub-23 Femininas

Domingo, 28 de julho
8h30: XCO Sub-23 Masculinos: João Rocha e Rafael Rita
14h00: XCO Elite Masculina: David Rosa e Mário Costa
2019-07-24 - 11:11:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais