Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
António Ferreira coroado na Lagoa do Fogo
Estrada
Corredor da Vito/Feirense/PNB venceu na Lagoa do Fogo e sentenciou triunfo no Grande Prémio Azores 2019 - Volta à Ilha de São Miguel, competição destinada ao pelotão Sub-23. Javier Jorda e Pedro Andrade fecharam o pódio


António Ferreira foi um vencedor surpresa do Grande Prémio dos Azores - Volta à Ilha de São Miguel ao superiorizar-se aos demais rivais, na terceira e derradeira etapa da competição, uma seletiva ligação de 99 quilómetros, entre a Lagoa e a Lagoa do Fogo, num final coincidente com uma contagem de montanha de 1.ª categoria.

A decisão quanto ao vencedor da recém reformulada competição açoriana, dedicada em exclusivo ao pelotão sub-23, acabou por premiar um dos mais jovens corredores em prova - é sub-23 de primeiro ano - que, aos 19 anos, inscreveu o seu o nome no palmarés da competição.

Após disputadas uma etapa de média montanha e uma outra com final conveniente a velocistas, as contas finais acertavam-se na escalada da Lagoa de Fogo, com cerca de 10 quilómetros de extensão. Numa tirada para trepadores, que apresentava 2400 metros de acumulado de subida, repartidos em cinco contagens de montanha, a inclinação média da Lagoa do Fogo passou a fatura ao anterior líder, o polaco Pawel Szotska, apenas oitavo classificado do dia.

Ferreira, que já havia estado entre os primeiros nas contagens de montanha anteriores, assumiu desde a base a sua ofensiva impondo um ritmo em solitário que, no final, lhe rendeu 57 segundos de avanço sobre o segundo classificado, Gonçalo Leaça (LA Alumínios/LA Sport). Ferreira, ciclista profissional de primeiro ano da Vito/Feirense/PNB, gastou 2h57m20s na etapa assinalada pela média registada - 33,4 km/h – por sua vez reveladora de uma jornada difícil em cima da bicicleta.

Na classificação geral individual, António Ferreira superiorizou em 49 segundos ao espanhol Javier Jorda (Ginestar). O terceiro lugar pertenceu ao colega de equipa do vencedor, Pedro Andrade, também a 49 segundos.

A Vito/Feirense/PNB conquistou ainda a classificação geral por equipas e a classificação geral da Juventude por intermédio de António Ferreira. A classificação da montanha ficou entregue a Javier Jorda, igualmente laureado da classificação por pontos.

Classificações completas: Clique Aqui
2019-05-19 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais