Formação
Treino de Força no Ciclismo
A economia de esforço, a produção de energia no consumo máximo de oxigénio (VO2max) e a função anaeróbia (ou seja, capacidade de sprint) são considerados, na literatura mais recente, indicadores fundamentais de desempenho fisiológico no ciclismo. Além da função cardiovascular, estes indicadores fisiológicos são parcialmente ditados por fatores neuromusculares (Beattie et al., 2017). O treino de força é uma técnica privilegiada para melhorar a função neuromuscular nos ciclistas. Nesta formação, serão apresentadas algumas das metodologias baseadas na evidência mais recente, para o desenvolvimento da força em ciclistas.
João Bernardo Ramos
Licenciado em Ciências do Desporto (2018-2021) pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, atualmente a frequentar o Mestrado em Condição Física no Desporto e Exercício no Instituto Politécnico da Maia. Atualmente trabalha como Preparador Físico no SC Beira-Mar, tendo sido também Treinador-Adjunto no plantel Sénior de Basquetebol do Sport Clube Beira-Mar na Época 2020/21.
Ricardo Pereira
Licenciado em Treino Desportivo pelo Instituto Politécnico da Maia, atualmente a frequentar o Mestrado em Condição Física no Desporto e Exercício no Instituto Politécnico da Maia. Técnico Especialista em Exercício Físico, trabalha na área do fitness e da preparação física. Atualmente é Personal Traine e Monitor de Sala no D´alma e Corpo – Gym & Clinic, em Santo Tirso.