120 ANOS FPC


O ponto alto da comemoração dos 120 Anos da União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo é a Festa do Ciclismo, gala que vai realizar-se no Fórum Lisboa, na capital, no dia 30 de novembro, às 16h00.

Será um momento de celebração, durante o qual se recordarão os momentos áureos da modalidade, homenageando-se toda a comunidade velocipédica nacional, simbolicamente representada por quatro ídolos, que marcaram diferentes eras do ciclismo português: José Bento Pessoa, Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e Rui Costa.

A Festa do Ciclismo será uma oportunidade para o encontro de gerações, no ambiente de amizade e desportivismo que carateriza esta modalidade.

O espectáculo irá proporcionar momentos surpreendentes, com música ao vivo e projeção de vídeos, edições originais de imagens de arquivo, que ajudam a perceber toda a História do ciclismo em Portugal, assim como os caminhos trilhados para o futuro.

As Associações Regionais, os Clubes e as provas mais longevas e seus organizadores também serão recordados.
Está convidada toda a comunidade velocipédica nacional, incluindo os numerosos adeptos, que fazem do ciclismo um dos desportos mais populares e socialmente mais transversais do país.

Antes da Gala dos 120 Anos, os antigos ciclistas reúnem-se no seu tradicional almoço anual, desta vez na Escola Filipa de Lencastre, junto ao Fórum de Lisboa, de forma a participarem, logo de seguida, na Festa do Ciclismo.