Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Ricardo Marinheiro e Raquel Queirós vencem no Fundão
BTT
Terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) não destronou líderes do ranking na categoria Elite. Mário Costa permanece na frente e Raquel Queirós reforçou liderança

Tendo como cenário envolvente a Serra da Gardunha, no Fundão, a terceira prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) juntou a beleza paisagística com o elevado nível competitivo esperado numa prova de categoria C1 na União Ciclista Internacional. No circuito do Parque do Convento, com 4,2 km quilómetros de extensão e um desnível positivo de 195 metros a cada volta, os vencedores na categoria Elite efetuaram provas distintas.

Na variante masculina, o campeão nacional Ricardo Marinheiro (Brújula Bike Racing Team) estreou-se a ganhar na edição 2019 do troféu, depois de ter conquistado, no passado mês de setembro, em Aviz, a quinta e última prova da Taça de Portugal 2018. No Fundão, Marinheiro teve no sub-23 Jofre Cullell (Megamo Factory Team), 48.º do ranking mundial, um primeiro rival. O corredor espanhol tomou a dianteira nas três primeiras voltas mas a perseguição da dupla Marinheiro e Roberto Ferreira (BTT Seia) deu frutos e condicionou as ambições do forasteiro que, à quarta volta, já seguia na terceira posição. O forcing final de Ricardo Marinheiro deu-se na volta seguinte colhendo a frente da corrida para não mais a largar até ao final. Marinheiro totalizou 1m40m27s de prova, antecipando-se, em mais de meio minuto, a Roberto Ferreira e Jofre Cullell, que preencheram os restantes lugares no pódio. No ranking geral da Elite masculina da Taça de Portugal 2019, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), oitavo classificado no Fundão, permanece na liderança. O vencedor da Taça de Portugal 2018 soma 79 pontos, mais nove do que Roberto Ferreira. João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar), com 53 pontos e Ricardo Marinheiro são quem se segue na tabela à falta de disputa de três provas.


Já a corrida feminina de Elite permitiu a Raquel Queirós reforçar a liderança do ranking na conquista da segunda vitória em três provas disputadas do presente troféu. No circuito do Parque do Convento, a atleta da Quinta das Arcas / Jetclass / Xarão dominou o circuito do princípio ao fim impondo-se, inclusive, com o melhor registo a cada uma das cinco voltas. O triunfo, por isso, deu-se de forma avantajada, com quase três minutos de avanço, para a segunda classificada, a estoniana Maaris Meier (Maiatos). Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) dominadora deste circuito em 2018 assinalou o terceiro lugar da categoria. No ranking, Raquel Queirós, vencedora este ano da etapa de Vila Franca, totaliza 100 pontos contra os 87 pontos conquistados por Maaris Meier e os 75 pontos de Joana Monteiro.


Diogo Neves (BTT Loulé / Elevis) e Ana Santos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) venceram nos juniores. No ranking júnior da Taça de Portugal, no entanto, é Tiago Sousa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) que lidera. Na versão feminina Ana Santos lidera confortavelmente fruto das três vitórias consecutivas em outras tantas provas disputadas.

Na categoria de Cadetes, João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) sagrou-se vencedor da corrida masculina ainda que seja André Rocha (ACDRRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) a manter a liderança da Taça. Na corrida feminina, foi a vez de Íris Chaga (BTT Loulé / Elevis) estrear-se a vencer na presente Taça de Portugal, ainda que o comando do ranking esteja entregue à colega de equipa, Laura Simão.

Entre os veteranos masculinos, André Filipe (C.P.R. A-do-Barbas / AKIplast / PVS) em Master 30, Davide Inácio (Automoveis Ribeiro/GDVP) em Master 40 e António Sousa em Master 50 foram os vencedores. Entre as veteranas femininas, Raquel Marques (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi a melhor nas Master 30 e Filomena Paulo (RÓÓDINHAS / Santos Silva) venceu a corrida de Master 40. Todos os veteranos/as vencedores/as acumularam o triunfo à liderança do respetivo ranking da categoria na Taça de Portugal.

Na classificação por equipas, a equipa do BTT Loulé / Elevis levou a melhor da corrida serrana, impondo-se diante do coletivo da AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde e da equipa Maiatos. O mesmo alinhamento repete-se no Ranking geral das Equipas, após três provas disputadas.

A Taça de Portugal de XCO prossegue a 16 de junho, com a disputa da quarta prova pontuável, a 16 de junho.

Classificações completas: Clique Aqui

Ranking: Clique Aqui

2019-05-12 - 18:18:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais