Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Vicente García de Mateos bisa em Braga
Estrada
O espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) ganhou hoje a oitava etapa da Volta a Portugal Santander, mas o compatriota Raúl Alarcón (W52-FC Porto) mantém a camisola amarela, depois de percorridos os 147,6 quilómetros que levaram a caravana de Barcelos até Braga.

A etapa foi comandada por uma fuga iniciada ao quilómetro 13, que juntou 11 homens na dianteira, chegando a ter mais de cinco minutos de vantagem sobre o pelotão. A aceleração provocada, essencialmente, pela equipa Aviludo-Louletano-Uli na aproximação às duas subidas para o Sameiro fez a diferença começar a cair rapidamente, ao mesmo tempo que o pelotão ia perdendo unidades. Foi já na derradeira escalada que a fuga morreu e aqueceu e luta pela etapa e pela geral.

Primeiro foi Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Boavista) a atacar e a obrigar a W52-FC Porto a assumir o comando do pelotão. Faltavam 12 quilómetros para a meta. Dois mil metros mais adiante foi Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack) quem disparou, deixando na frente os quatro primeiros da geral: Raúl Alarcón, Joni Brandão (Sporting-Tavira), Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli) e Edgar Pinto. A descida do Sameiro para Braga foi propícia à reentrada de mais corredores, sendo um grupo de nove a discutir a etapa.

Vicente García de Mateos recordou os velhos tempos de sprinter e foi o mais rápido do grupo, juntando-se a Raúl Alarcón e a Riccardo Stacchiotti (MsTina-Focus) no lote dos ciclistas com duas vitórias de etapa na edição deste ano da Volta. O segundo na tirada foi João Benta (Rádio Popular-Boavista) e o terceiro Joni Brandão.

No topo da geral ficou tudo na mesma, até porque os homens que já estavam na dianteira mostraram hoje ser os mais fortes deste pelotão. Raúl Alarcón está no topo, tendo Joni Brandão a 52 segundos e Vicente García de Mateos a 1m41s.

A vitória de etapa deu mais colorido à camisola verde de Vicente García de Mateos. Joni Brandão, que correu com a camisola azul “emprestada” por Raúl Alarcón passou a ser o legítimo dono do símbolo de melhor trepador. O basco Xuban Errazkin (Vito-Feirense-BlackJack) passou por dificuldades na subida ao Sameiro, perdeu tempo para a frente da corrida, mas continua a vestir de branco, signo de melhor sub-24. O Sporting-Tavira não mostrou o mesmo poderio coletivo das outras jornadas, mas continua à frente por equipas.

A etapa-rainha da 80.ª Volta a Portugal disputa-se neste sábado. Pela primeira vez em muitos anos, a etapa da Senhora da Graça tem todas as condições para fazer diferenças de monta. Isto acontece por dois motivos. Por um lado, porque está colocada na reta final da competição, quando o desgaste acumulado, por si só, pode fazer mossa. Por outro lado, as diferenças podem advir do desenho da etapa em si. Os corredores vão completar 155,2 quilómetros, entre Felgueiras e o alto do Monte Farinha, vulgo Senhora da Graça. A subida final (8,3 km a 7,6 por cento de inclinação média) é precedida de duas outras montanhas de elevada dificuldade, o alto da Barra (13,3 km a 5,8 por cento) e Barreiro (9,9 km a 6,5 por cento). É o dia do tudo ou nada para os trepadores.

Classificação Completa: Clique Aqui
2018-08-10 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Assembleia Geral
Documentos Novembro 2018
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais