IPDJ Comité Olímpico UCI Comité Paralímpico Confederação do Desporto Centro de Alto Rendimento UEC Facebook Youtube Fundação do Desporto Jogos Santa Casa Liberty Seguros
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2018
Filiações Competição
Filiação Competição 2018
Filiações Comissário
Renovação
Filiações Outros Ag.
Nova Filiação
Renovação
Área do Utilizador
Atletas
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados 2018
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Loja Online
Loja Online
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Semana recheada de ciclismo internacional
UVP-FPC
A semana em curso está repleta de ciclismo internacional dentro de fronteiras. Entre quarta-feira e domingo corre-se a 36.ª Volta ao Alentejo, corrida de classe 2.2. De sexta a domingo realiza-se a primeira edição da prova de BTT por etapas de classe 2 UCI Pretorian Bike Race, entre Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. S. Brás de Alportel recebe, no domingo, a segunda prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI), corrida de classe 1 UCI.

A 36.ª edição da Volta ao Alentejo terá 751,9 quilómetros, distribuídos por cinco etapas, uma das quais com dois setores. O pelotão será composto por 147 corredores, em representação de 21 equipas. A corrida foge, neste ano, ao modelo que tem sido tradicional, com a introdução de um contrarrelógio individual e de uma etapa de média montanha com as dificuldades perto da meta.

O tiro de partida será dado em Vendas Novas, de onde a caravana ruma a Serpa para os primeiros 173,5 quilómetros da competição. É uma tirada plana, na qual roladores e sprinters são os protagonistas esperados, embora se saiba que a planície alentejana é também propícia à formação de “bordures”, que podem trocar as contas aos prognósticos. A segunda etapa também se antevê para roladores. É a mais longa da prova, com 205,2 quilómetros, desde Beja até Sines. Segue-se nova jornada plana, mas muito mais curta, 149,3 quilómetros, entre Grândola e Arraiolos.

O quarto dia recebe a jornada dupla da competição. De manhã os corredores vão cumprir 64,2 quilómetros, entre Monforte e Portalegre. É uma tirada curta que se adivinha explosiva na luta pela classificação geral, já que os ciclistas vão encontrar duas subidas de segunda categoria, na serra de S. Mamede e no Cabeço de Mouro, esta a 5,4 quilómetros da chegada. De tarde corre-se o contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide. Os primeiros 2,5 quilómetros do exercício são em subida. A 36.ª Volta ao Alentejo termina com uma viagem de 151,3 quilómetros, ligando Castelo de Vide a Évora.

O pelotão será composto por 21 equipas. Continentais Profissionais: Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA, Euskadi Basque Country-Murias e WB Aqua Protect Veranclassic. Continentais: Aviludo-Louletano-ULI, Efapel, LA Alumínios, Liberty Seguros-Carglass, Miranda-Mortágua, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira, Vito-Feirense-BlackJack, W52-FC Porto, Lokosphinx, Team Euskadi e Team Wiggins. Equipas de clube: FGP/Cube/Bombarral, Fortunna/Maia, Jorbi/Team José Maria Nicolau, Sicasal/Constantinos/Delta Cafés, Peña Ciclista Beniopa Ginestar.

DHI Internacional
Mais a sul, S. Brás de Alportel vai receber, no domingo, a disciplina mais radical de BTT para a segunda prova da Taça de Portugal de DHI. São esperados os melhores especialistas lusos e adversários estrangeiros de meter respeito, até por se tratar de uma competição de classe 1 e por Portugal estar cada vez mais na rota das equipas e dos praticantes de DHI para estágios, treinos e competições de início de temporada.

A manga de qualificação começa às 11h00, enquanto a descida que decidirá a classificação final arranca às 14h00.

Pretorian Bike Race
A primeira edição da Pretorian Bike Race vai disputar-se ao longo de três etapas, entre sexta-feira e domingo, atraindo alguns nomes importantes do circuito internacional de BTT, destacando-se o do campeão europeu e vice-campeão mundial de maratona BTT, Tiago Ferreira. Estão inscritos ciclistas de 16 países.

A competição arranca com um contrarrelógio individual de 11 quilómetros, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas. A segunda etapa terá 82 quilómetros, com partida e chegada e Vila Pouca de Aguiar, concelho que recebe a partida da terceira e última etapa, que terminará em Pedras Salgadas, depois de percorridos 64 quilómetros.

Encontro Inter-Regional de Escolas
O Parque da Pena, Vale da Naia, Cantanhede, é o local do primeiro Encontro Inter-Regional de Escolas BTT da zona Norte/Centro da presente temporada. Vai realizar-se no próximo domingo, a partir das 10h00.

Mais eventos oficiais
17 de março: Resistência BTT de Figueiras, Lousada
17 de março: Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe para juniores, Fafe
17 de março: Encontro de Escolas de Ciclismo de S. Miguel, Açores
18 de março: Passeio BTT Portela III, Monção
18 de março: Trilhos de S. José, Póvoa de Lanhoso
18 de março: I Passeio de Cicloturismo e Roda Livre Subida ao Inferno, Armamar
18 de março: Taça Regional de XCO da Beira Litoral, Cantanhede
18 de março: Taça Regional de XCM da AC Viseu, Gouveia
18 de março: Encontro Regional de Escolas, Marinhais, Salvaterra de Magos
18 de março: 2.º Prémio João Agostinho, Pechão
18 de março: 1.ª Etapa do Troféu de Resistência de Portimão
18 de março: Taça da Madeira e Encontro de Escolas de Estrada, Caniço, Madeira
18 de março: Taça da Ilha Terceira de XCO, Açores
18 de março: Taça do Faial de XCO, Açores
2018-03-13 - 09:53:27
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais