Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Mais de mil alunos da Figueira da Foz aprendem a pedalar
Ciclismo para Todos
O projeto “O Ciclismo vai à Escola” permitirá a 1041 alunos do quinto e sexto anos de escolaridade de quatro agrupamentos de escolas da Figueira da Foz aprender a andar de bicicleta em segurança, durante o presente ano letivo.

A iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos Agrupamentos de Escolas Figueira Mar, Figueira Norte, da Zona Urbana e de Paião foi formalizado na manhã desta quarta-feira, através da assinatura de um protocolo entre os representantes de todas as instituições intervenientes.

A Federação Portuguesa de Ciclismo pretende contribuir para tornar mais acessível, segura e abrangente a prática do ciclismo, nas vertentes desportiva, recreativa e quotidiana, fomentando os estilos de vida saudáveis e as condições para uma mobilidade mais sustentável.

A autarquia compromete-se a criar as condições físicas e materiais para a implementação do projeto, designadamente através da criação de estacionamentos para bicicletas nas escolas e da aquisição de bicicletas, capacetes e outros consumíveis e ferramentas. A edilidade deverá também potenciar a possibilidade de deslocação dos alunos em bicicleta, por via da criação e manutenção de corredores de segurança.

A transmissão de conhecimento aos alunos está a cargo dos professores para isso destacados, aos quais a Federação Portuguesa de Ciclismo já ministrou formação, no âmbito do protocolo existente entre a Federação e a Direção-Geral de Educação. A entidade que coordena todo o ciclismo a nível nacional manterá uma ligação estreita com a implementação direta do protocolo hoje assinado e compromete-se a organizar uma ação anual de divulgação de ciclismo na Figueira da Foz.

Os agrupamentos de escolas irão colocar em prática o protocolo, fazendo-o através do correto acompanhamento pedagógico de todas as iniciativas por professores de Atividade Física e Desportiva, dotados de formação específica no âmbito do ciclismo.

Informação de Enquadramento
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a implementar, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), o Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT), que tem como objetivo “incentivar a prática do ciclismo, nas diferentes vertentes da modalidade, envolvendo a população em geral, agentes desportivos e instituições públicas e privadas, em todo o território nacional; promover o exercício físico e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, maximizando o potencial desportivo e social do ciclismo, e tornando-o acessível a qualquer pessoa, em qualquer local, ao longo de toda a sua vida”.
Um dos objetivos do PNCpT é a promoção da utilização da bicicleta, em contexto escolar, com o projeto “O Ciclismo vai à Escola”.
A FPC e a Direção-Geral de Educação (DGE) celebraram, em 2017, um Protocolo de Cooperação Institucional que enquadra a implementação do PNCpT e o desenvolvimento da modalidade de BTT-XCO, no âmbito do Desporto Escolar, em conformidade com o Despacho n.º 6984-A/2015 de 23 junho, publicado no Diário da República, 2.ª Série, que prevê a “execução de atividades complementares aos currículos dos ensinos básicos e secundário, proporcionando aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas o desenvolvimento da educação física e do desporto escolar, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres, contribuindo assim para a formação integral e para a realização pessoal dos alunos”.
2018-02-07 - 16:35:11
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Passeio Feminino
Ciclismo Vai Escola
Assembleia Geral
Documentos Novembro 2018
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais