UCI UEC Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto IPDJ Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento Plano Nacional de Ética no Desporto
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2018
Filiações Competição
Filiação Competição 2018
Filiações Comissário
Renovação
Filiações Outros Ag.
Nova Filiação
Renovação
Área do Utilizador
Atletas
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados 2018
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Loja Online
Loja Online
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Mais de mil alunos da Figueira da Foz aprendem a pedalar
Ciclismo para Todos
O projeto “O Ciclismo vai à Escola” permitirá a 1041 alunos do quinto e sexto anos de escolaridade de quatro agrupamentos de escolas da Figueira da Foz aprender a andar de bicicleta em segurança, durante o presente ano letivo.

A iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Câmara Municipal da Figueira da Foz e dos Agrupamentos de Escolas Figueira Mar, Figueira Norte, da Zona Urbana e de Paião foi formalizado na manhã desta quarta-feira, através da assinatura de um protocolo entre os representantes de todas as instituições intervenientes.

A Federação Portuguesa de Ciclismo pretende contribuir para tornar mais acessível, segura e abrangente a prática do ciclismo, nas vertentes desportiva, recreativa e quotidiana, fomentando os estilos de vida saudáveis e as condições para uma mobilidade mais sustentável.

A autarquia compromete-se a criar as condições físicas e materiais para a implementação do projeto, designadamente através da criação de estacionamentos para bicicletas nas escolas e da aquisição de bicicletas, capacetes e outros consumíveis e ferramentas. A edilidade deverá também potenciar a possibilidade de deslocação dos alunos em bicicleta, por via da criação e manutenção de corredores de segurança.

A transmissão de conhecimento aos alunos está a cargo dos professores para isso destacados, aos quais a Federação Portuguesa de Ciclismo já ministrou formação, no âmbito do protocolo existente entre a Federação e a Direção-Geral de Educação. A entidade que coordena todo o ciclismo a nível nacional manterá uma ligação estreita com a implementação direta do protocolo hoje assinado e compromete-se a organizar uma ação anual de divulgação de ciclismo na Figueira da Foz.

Os agrupamentos de escolas irão colocar em prática o protocolo, fazendo-o através do correto acompanhamento pedagógico de todas as iniciativas por professores de Atividade Física e Desportiva, dotados de formação específica no âmbito do ciclismo.

Informação de Enquadramento
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a implementar, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), o Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT), que tem como objetivo “incentivar a prática do ciclismo, nas diferentes vertentes da modalidade, envolvendo a população em geral, agentes desportivos e instituições públicas e privadas, em todo o território nacional; promover o exercício físico e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, maximizando o potencial desportivo e social do ciclismo, e tornando-o acessível a qualquer pessoa, em qualquer local, ao longo de toda a sua vida”.
Um dos objetivos do PNCpT é a promoção da utilização da bicicleta, em contexto escolar, com o projeto “O Ciclismo vai à Escola”.
A FPC e a Direção-Geral de Educação (DGE) celebraram, em 2017, um Protocolo de Cooperação Institucional que enquadra a implementação do PNCpT e o desenvolvimento da modalidade de BTT-XCO, no âmbito do Desporto Escolar, em conformidade com o Despacho n.º 6984-A/2015 de 23 junho, publicado no Diário da República, 2.ª Série, que prevê a “execução de atividades complementares aos currículos dos ensinos básicos e secundário, proporcionando aos agrupamentos de escolas e às escolas não agrupadas o desenvolvimento da educação física e do desporto escolar, visando especialmente a utilização criativa e formativa dos tempos livres, contribuindo assim para a formação integral e para a realização pessoal dos alunos”.
2018-02-07 - 16:35:11
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 4 novembro 2017
Jornal
Edição Outubro 2015
Edição Fevereiro 2016
Edição Fevereiro 2017
Inscrições Online
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais