UCI UEC Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto IPDJ Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento Plano Nacional de Ética no Desporto
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2017
Filiações Competição
Filiação Competição 2017
Filiações Comissário
Renovação
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados 2017
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Loja Online
Loja Online
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Equipa Portugal luta por bons resultados e trabalha o futuro da pista
Pista
A Equipa Portugal participa no Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores com um duplo objetivo: lutar pelos melhores resultados imediatos e preparar o futuro. É com este espírito que onze corredores vão representar as cores portuguesas na competição que se realiza, entre amanhã e domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

A boa novidade desta segunda-feira é a luz verde dada à participação de Ivo Oliveira, cuja presença esteve em dúvida, devido à dupla fratura do braço direito, contraída, no dia 14 de junho, no Giro para sub-23.

Ivo Oliveira integra, assim, o lote de onze corredores convocados pelo selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes. Cinco dos selecionados são sub-23, César Martingil (Liberty Seguros/Carglass), Miguel do Rego (Team Peltrax-CS Dammarie-lès-Lys), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Axeon Hagens Berman) e Soraia Silva (Bairrada), e seis são juniores, Francisco Duarte e Wilson Esperança (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), Francisco Moreira (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact), João Dinis (RP-Boavista), José Sousa (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Maria Martins (Bairrada).

Gabriel Mendes divide os objetivos para o Campeonato da Europa em função da experiência anterior dos corredores que tem à disposição. “Como é natural, os objetivos são mais ambiciosos para os atletas com experiência, como os gémeos Oliveira e o César Martingil, em sub-23, e a Maria Martins e o João Dinis, em juniores. Neste caso, um lugar no primeiro terço da classificação será um desempenho muito bom, e um lugar no segundo terço será bom”, indica o selecionador.

A realização do Europeu em Portugal permite, com despesas controladas, lançar jovens com potencial para a pista, dando-lhes a oportunidade de evoluir ao mais alto nível. “Tanto o Miguel do Rego como os juniores que se estreiam estão neste patamar evolutivo. Pretende-se que adquiram experiência e consigam desenvolver-se ao nível técnico e tático. A Soraia Silva já correu em juniores, mas irá estrear-se em sub-23. O grau de exigência é muito mais alto, pelo que tentar rodar na volta da vencedora é uma meta realista para este ano, pensando já no futuro”, antecipa o selecionador nacional.

Toda a participação dos sub-23 será feita com o foco mais adiante. “Vamos trabalhar no sentido de pontuarmos o mais possível em cada prova, tendo em mente a qualificação para a Taça do Mundo 2017/2018”, conta Gabriel Mendes. Este objetivo é fundamental no ciclo de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, nos quais Portugal pretende participar pela primeira vez na vertente de pista.

Portugal terá seis representantes em pista já nesta terça-feira, dia de arranque do Campeonato da Europa. Durante a manhã, Miguel do Rego e Ivo Oliveira participam em perseguição individual, cujo concurso deverá iniciar-se cerca das 10h50. No setor vespertino, Soraia Silva e Rui Oliveira competem nas provas de eliminação para sub-23, enquanto Maria Martins e Francisco Duarte alinham por Portugal nas corridas de scratch para juniores. Ivo Oliveira e Miguel do Rego podem também correr à tarde, caso fiquem entre os quatro mais bem colocados na qualificação matinal de perseguição.

Nesta primeira jornada Portugal tem duas medalhas a defender face à edição transata do Europeu. Em 2016 Ivo Oliveira sagrou-se vice-campeão europeu sub-23 de perseguição individual e Maria Martins foi vice-campeã júnior de scratch.

“É uma sensação muito boa voltar a representar o meu país numa competição europeia, ainda para mais ‘jogando em casa’. Depois do grande feito do ano passado, pretendo dar o meu melhor para dignificar a camisola que visto”, diz a corredora, que prefere não se comprometer com resultados. “O principal objetivo é superar-me, desfrutando do ambiente e, principalmente, levar comigo as melhores bases para o futuro", sublinha Maria Martins.

“Uma semana após a queda comecei o meu trabalho nos rolos, embora com limitações. Tenho aumentado progressivamente a carga dos treinos, sinto-me com vontade de correr mas só o corpo o dirá”, confessa, por sua vez, Ivo Oliveira, cuja recuperação já é uma vitória, motivo pelo qual os resultados são uma incógnita. “Não consigo pensar nisso, visto que a minha preparação é completamente diferente dos outros anos, mas darei o meu melhor, como sempre faço”, promete.

Estão inscritos 383 corredores, oriundos de 25 países, para a disputa de 44 títulos europeus de sub-23 e de juniores. Esta é a quinta vez que a Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com a Câmara Municipal de Anadia, organiza o Campeonato da Europa.

Todos os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e todos os residentes no concelho de Anadia têm entrada gratuita no Velódromo para assistir às competições. O público em geral paga 10 euros por cada bilhete diário. Todas as finais e algumas provas de qualificação serão transmitidas em direto na Internet, podendo ser vistas na página da Federação Portuguesa de Ciclismo na Internet (fpciclismo.pt), no sítio oficial do Campeonato da Europa (eurotrack2017.pt) e no canal da Federação no Youtube (youtube.com/fedportciclismo). No primeiro dia, será transmitida a prova de perseguição individual para sub-23 (a partir das 10h50, sensivelmente), assim como todo o programa da tarde, a partir das 16h30.

Calendário dos Portugueses *
18 de de julho
10h50: Perseguição Individual Sub-23 - Ivo Oliveira e Miguel do Rego
17h00: Eliminação Sub-23 Femininas - Soraia Silva
17h30: Eliminação Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira
18h10: Final de Perseguição Individual Sub-23 (em caso de apuramento) – Ivo Oliveira e Miguel do Rego
18h20: Scratch Juniores Femininas - Maria Martins
18h40: Scratch Juniores Masculinos - Francisco Duarte

19 de julho
15h50: 1 km contrarrelógio Juniores Masculinos - Francisco Duarte e Wilson Esperança
18h30: Scratch Sub-23 Femininas - Soraia Silva
18h45: Scratch Sub-23 Masculinos - César Martingil
19h15: Eliminação Juniores Femininas - Maria Martins
19h35: Eliminação Juniores Masculinos - João Dinis

20 de julho
10h20: Perseguição Individual Juniores Masculinos - Francisco Moreira e Wilson Esperança
17h50: 1 km contrarrelógio Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego

21 de julho
10h00/10h55/15h30/19h30: Omnium Juniores Femininas - Maria Martins
10h15/11h20/15h45/20h00: Omnium Juniores Masculinos - João Dinis
17h00: Corrida por Pontos Sub-23 Femininas - Soraia Silva
17h40: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos - Miguel do Rego

22 de julho
9h30/10h30/16h00/19h30: Omnium Sub-23 Femininas - Soraia Silva
9h50/10h45/16h20/20h00: Omnium Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira
17h10: Corrida por Pontos Juniores Femininas - Maria Martins
17h50: Corrida por Pontos Juniores Masculinos - José Sousa

23 de julho
15h30: Madison Sub-23 Masculinos - Rui Oliveira e Miguel do Rego
*Informação sujeita a ajustes diários
2017-07-17 - 14:53:38
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
FACEBOOK
Assembleia Geral
Documentos 4 novembro 2017
Jornal
Edição Outubro 2015
Edição Fevereiro 2016
Edição Fevereiro 2017
Inscrições Online
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais