IPDJ Comité Olímpico UCI Comité Paralímpico Confederação do Desporto Centro de Alto Rendimento UEC Facebook Youtube Fundação do Desporto Jogos Santa Casa Liberty Seguros
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Jesús Ezquerra vence primeira etapa da Volta à Bairrada
Estrada
O espanhol Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) ganhou hoje a primeira etapa da Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, uma ligação de 146,7 quilómetros, entre a Mealhada e Casal Comba, que marcou o arranque da Taça de Portugal de Elite e Sub-23.

A meta coincidiu com uma contagem de montanha de quarta categoria, favorecendo homens rápidos em detrimento dos sprinters puros. O Sporting-Tavira estudou bem a chegada e soube lançar Jesús Ezquerra, que arrancou na subida final para o triunfo. O segundo classificado foi Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) e o terceiro César Fonte (LA Almumínios-Metalusa BlackJack), ambos a 1 segundo do vencedor.

“Foi uma vitória da equipa, que me deixou na última subida. Só tive de apertar e de ganhar. Tinha algumas dúvidas acerca da minha condição, porque me apresentei com problemas nas costas, mas consegui ganhar”, revelou Jesús Ezquerra, que amanhã partirá de camisola amarela para a segunda etapa.

A corrida começou muito rápida, tendo sido percorridos cerca de 54 quilómetros na primeira hora, o que inviabilizou a formação de qualquer fuga. A primeira escapada deu-se, então, com cerca de 60 quilómetros de prova, juntando na frente Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e Márcio Barbosa (ACDC Trofa).

O duo de escapados desentendeu-se, tendo o boavisteiro pedalado sozinho grande parte do circuito final, que foi cumprido quatro vezes, chegando a ter quase 3 minutos de vantagem. Domingos Gonçalves ainda entrou isolado na última, mas não resistiu à perseguição do pelotão, onde a Efapel se destacou no trabalho de aproximação ao fugitivo.

Quando se perspetivava a possibilidade de uma chegada ao sprint, Jesús Ezquerra surpreendeu os rivais, atacando de longe e abrindo um espaço que os adversários não conseguiram fechar, ficando, assim, em vantagem para conquistar a Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

O espanhol comanda a classificação geral, dispondo de 5 segundos de vantagem sobre os perseguidores mais diretos, Luís Mendonça e Domingos Gonçalves, segundo e terceiro, respetivamente. Além disso, Ezquerra é também o melhor na classificação por pontos.

A geral de sub-23 é encimada pelo basco Xuban Errazquin (RP-Boavista), embora com o mesmo tempo de David Ribeiro (Liberty Seguros/Carglass) e de Francisco Campos (Miranda-Mortágua), que estão nos lugares imediatos.

A fuga de Domingos Gonçalves valeu-lhe o prémio da combatividade e as camisolas das classificações da montanha, metas volantes e autarquias. O Sporting-Tavira comanda por equipas e David Ribeiro foi o melhor ciclista das equipas de clube.

A Volta à Bairrada termina neste domingo com uma etapa que vai unir o Luso à Pampilhosa do Botão, ao longo de 170,3 quilómetros. A tirada começa às 11h00 e termina, à quarta passagem pela linha de meta, cerca das 15h00.

Além de poderem ver o pelotão profissional passar quatro vezes na zona de chegada, os espectadores terão a oportunidade de aplaudir o esforço dos ciclistas com deficiência, que, a partir das 11h30, correm na Pampilhosa do Botão a primeira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo.

Classificação
1.ª Etapa: Mealhada - Casal Comba, 146,7 km
1.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), 3h25m03s
2.º Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), a 1 s
3.º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
4.º Xuban Errazquin (RP-Boavista), mt
5.º David Ribeiro (Liberty Seguros/Carglass), mt
6.º Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
7.º Rafael Silva (Efapel), mt
8.º Daniel Mestre (Efapel), mt
9.º Daniel Freitas (W52-FC Porto), mt
10.º Francisco Campos (Miranda/Mortágua), mt

Geral Individual
1.º Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira), 3h24m53s
2.º Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), a 5s
3.º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), a 7s
4.º Rafael Silva (Efapel), a 9s
5.º Xuban Errazquin (RP-Boavista), a 11s
6.º David Ribeiro (Liberty Seguros/Carglass), mt
7.º Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
8.º Daniel Mestre (Efapel), mt
9.º Daniel Freitas (W52-FC Porto), mt
10.º Francisco Campos (Miranda/Mortágua), mt

Classificações completas: Clique Aqui

2017-04-22 - 00:18:57
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Assembleia Geral
Documentos Novembro 2018
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais