UCI UEC Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto IPDJ Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento Plano Nacional de Ética no Desporto
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2017
Filiações Competição
Filiação Competição 2017
Filiações Comissário
Renovação
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados 2017
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Centros BTT
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Loja Online
Loja Online
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Pista de BMX vai nascer em Anadia
BMX
O Município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) assinaram um protocolo de colaboração para a construção de uma pista de BMX com caraterísticas olímpicas na freguesia de Sangalhos, junto ao CAR - Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional.

Sendo o BMX uma disciplina olímpica de ciclismo em franco crescimento por todo o mundo, a construção da primeira infraestrutura com caraterísticas olímpicas da Península Ibérica irá colocar Portugal e o concelho de Anadia na rota dos melhores corredores e seleções, sobretudo porque a pista poderá partilhar equipamentos e infraestruturas com o Centro de Alto Rendimento, tornando-se atrativa para estágios.

No âmbito do protocolo de colaboração, assinado por Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e por Delmino Pereira, presidente da FPC, a autarquia assumirá as despesas relativas ao projeto geral da obra, ao acompanhamento técnico da execução da pista e à sua certificação internacional pela UCI, a disponibilização dos materiais e equipamentos necessários à modelação do terreno e construção da pista, e a instalação das estruturas de suporte, pórticos e equipamento start.

A FPC terá a seu cargo o acompanhamento técnico da obra, assegurando que a pista terá todas as caraterísticas necessárias para obter o reconhecimento e a homologação por parte da União Ciclista Internacional.

O projeto geral, cujo custo de investimento rondará um milhão de euros, contempla, para além da pista, os arranjos exteriores e a construção de um edifício de apoio, com balneários e instalações sanitárias, que poderá vir, ainda, a integrar um centro de avaliação e de controlo de treino.

Além de ficar apta a receber a preparação dos atletas que procuram o clima ameno de Portugal, a pista de BMX do concelho de Anadia terá capacidade para acolher grandes eventos internacionais, como Campeonatos do Mundo e da Europa. A pista, a construir durante o ano de 2017, será mais um argumento a favor da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto 2020.
2017-04-19 - 09:15:03
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
FACEBOOK
Inscrições Online
Camp. Europeu Pista
Passeio em Destaque
Pedalar em Segurança
Jornal
Edição Outubro 2015
Edição Fevereiro 2016
Edição Fevereiro 2017
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais