UCI UEC Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto IPDJ Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento Plano Nacional de Ética no Desporto
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Ciclismo para Todos
Inscrições 2017
Filiações Competição
Filiação Competição 2017
Filiações Comissário
Renovação
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados 2017
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Loja Online
Loja Online
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Vicente García de Mateos faz a dobradinha
Estrada
O espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) ganhou hoje a Clássica Aldeias do Xisto, uma vitória que lhe valeu a conquista do Troféu Liberty Seguros. Francisco Campos (Miranda/Mortágua), líder absoluto à partida, foi o melhor sub-23 na geral final.

A corrida deste domingo, uma prova internacional de classe 1.2, ligou a aldeia da Barroca, Fundão, à aldeia da Cerdeira, Lousã, através de um sinuoso percurso de 140,6 quilómetros, que incluiu quatro contagens de montanha, a última coincidente com a linha de chegada.

Vicente García de Mateos esperou pela derradeira escalada, 1,5 quilómetros com inclinação média de 10,7 por cento, para desferir um ataque que não teve resposta. O especialista em ciclismo de pista aguentou todo o sobe e desce da viagem e ainda teve energia para ganhar em solitário na aldeia da Cerdeira.

O vencedor cortou a meta ao fim de 3h58m34s de prova – média de 35,361 km/h -, relegando o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) para o segundo lugar, a 12 segundos. O terceiro foi o norueguês Andreas Vangstad (Team Sparebanken Sor), a 15 segundos.

“Ataquei logo na viragem para a subida final. Sabia que era um esforço curto, de cerca de 4 minutos, que se encaixa bem nas minhas caraterísticas, trabalhadas na pista. A vitória na geral do Troféu Liberty Seguros vem por acréscimo e compensa o trabalho de toda a equipa, que queria ganhar comigo nesta primeira fase da época, antes de dedicar-me à seleção espanhola de pista que vai participar no mundial dessa disciplina”, afirmou o “pistard” que tem surpreendido os trepadores.

A fase final da jornada ditou a sorte da corrida e do Troféu Liberty Seguros, mas toda a viagem, pelos encantos e recantos das Aldeias do Xisto, foi muito animada, especialmente por um grupo de três homens, que se adiantou ao pelotão pouco depois de percorridos 20 quilómetros, permanecendo em cabeça de corrida até ao quilómetro 112.

Hugo Sancho (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) e Ricardo Mestre (W52-FC Porto) conseguiram algum protagonismo com a iniciativa, mas não lograram subir ao pódio, já que foi David Belda (Burgos BH) a garantir o título de melhor trepador, que era procurado pelos fugitivos, graças a um ataque na penúltima subida da jornada, apenas sustido pela perseguição da W52-FC Porto, que tentou, sem sucesso, levar Amaro Antunes à conquista do Troféu Liberty Seguros.

A competição, formada pela Clássica Aldeias do Xisto, pela Clássica da Arrábida e pela Prova de Abertura – Região de Aveiro, foi ganha por Vicente García de Mateos, com 130 pontos. Amaro Antunes foi o segundo, com 125, seguindo-se Sérgio Paulinho (Efapel) e Andreas Vangstad, ambos com 120.

Francisco Campos, que chegou às Aldeias do Xisto no comando da geral, foi coroado vencedor do Troféu Liberty Seguros em sub-23, com 75 pontos, mais 10 do que César Martingil (Liberty Seguros/Carglass) e mais 24 do que Ivo Oliveira (Equipa Portugal).

O Sporting-Tavira conquistou o Troféu Liberty Seguros por equipas.

Classificação
Clássica Aldeias do Xisto
1.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), 3h58m34s
2.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 12s
3.º Andras Vangstad (Team Sparebanken Sor), a 15s
4.º Sérgio Paulinho (Efapel), a 21s
5.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), mt
6.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), a 24s
7.º André Cardoso (Equipa Portugal), a 27s
8.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), a 29s
9.º Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), mt
10.º Tiago Machado (Equipa Portugal), mt

Classificações completas: Clique Aqui

Ranking: Clique Aqui
2017-03-12 - 22:33:58
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
FACEBOOK
Assembleia Geral
Documentos 4 novembro 2017
Jornal
Edição Outubro 2015
Edição Fevereiro 2016
Edição Fevereiro 2017
Inscrições Online
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
Pista Aberta 2018
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais